OMC adverte sobre os riscos para o comércio mundial 

 A persistente crise na Zona do Euro é um dos principais riscos para o desempenho do comércio mundial este ano, advertiu nesta quarta-feira a Organização Mundial do Comércio (OMC), ao reduzir o prognóstico de crescimento.

O avanço será de apenas 3,3 por cento, contra os anteriores 4,5 por cento, por isso 2013 poderá ser pior que o esperado, afirmou em um comunicado.

A organização manifestou sua preocupação pelo possível aumento do protecionismo diante da falta de resultados de outras políticas implementadas.

Os países poderiam restringir ainda mais o comércio em uma desesperada tentativa de sustentar o crescimento, dimensionou.

A OMC qualificou como exemplo o comportamento de 2012, quando se registrou um crescimento de apenas dois por cento.

Esse foi o menor aumento anual desde que começaram os registros em 1981 e a segunda cifra mais débil desde 2009, quando a atividade comercial se contraiu com maior força em pleno auge da crise global.

Nos últimos anos, muitas nações precisaram reorientar suas exportações em busca de novos nichos de mercado por causa da diminuição do consumo provocada pelas persistentes dificuldades econômicas.

Prensa Latina