PC da Grécia elege novo secretário-geral

O Partido Comunista da Grécia apresentou nesta segunda-feira (15) em Atenas o seu novo secretário-geral, Dimitris Kutsumpas, que vai ocupar o cargo de Aleka Papariga, deixa a liderança do partido após mais de duas décadas.

Após o 19º Congresso do PCG (KKE, na sigla em grego), celebrado durante o fim de semana, o novo Comitê Central decidiu em sua primeira reunião escolher Kutsumpas como líder do partido, no qual desempenhou cargos de responsabilidade desde 1987.

O novo secretário-geral, um economista de 58 anos de idade, foi anteriormente chefe da seção de imprensa, diante da Rádio e da Televisão do partido, assim como do diário Rizospastis durante mais de uma década, e responsável pelas relações internacionais da organização entre 2000 e 2009.

Kutsumpas é de uma família que participou da Frente Nacional de Libertação durante a ocupação nazi-fascista e, como estudante de direito, se filiou à organização de juventude do partido comunista em 1973, período no qual o partido era ilegal e o país era administrado pela "Ditadura dos Coronéis".

Por sua vez, Aleka Papariga, a primeira mulher a liderar o partido, permanecerá no Comitê Central após um período de 22 anos como secretária-geral, tempo em que teve lugar a desintegração da União Soviética e uma importante divisão no seio do partido, originando o que viria a ser a Coalizão de Esquerda Radical, a Syriza, principal partido de oposição no país.

Papariga manteve o KKE fortemente aderido à ideologia marxista-leninista e ao compromisso com o comunismo e a revolução, orgulho de haver "resistido às turbulências da vitória da contra-revolução na União Soviética e nos demais Estados socialistas da Europa e Ásia".

Fonte: Prensa Latina