Muçulmanos temem represália por suspeitas de ataques em Boston

Os muçulmanos nos Estados Unidos acompanham com preocupação as investigações sobre as explosões, ocorridas há dois dias em Boston. Eles temem se tornar alvos de represálias, caso surjam suspeitas sobre o envolvimento de muçulmanos. Várias associações muçulmanas divulgaram comunicados após as explosões, na Maratona de Boston, nos quais condenaram a violência.

Segundo os investigadores do FBI, a Polícia Federal norte-americana, e policiais de Boston são investigados desde movimentos de extrema direita a grupos religiosos de muçulmamos, entre outros.

O porta-voz do Conselho das Relações Americano-Islâmicas, Ibrahim Hooper, disse que recebeu “chamadas de ódio habituais”. “Há algo que nos preocupa: a possibilidade de represálias [contra os muçulmanos]”, disse Hooper.

De acordo com os grupos de muçulmanos, o número de crimes e delitos contra religiosos e árabes nos Estados Unidos aumentou depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Para Sahar Aziz, do Instituto para a Compreensão e a Política Social, os muçulmanos que vivem nos Estados Unidos devem manter a vigilância.

“O estereótipo dos muçulmanos terroristas está agora enraizado na cultura norte-americana, há uma forte probabilidade de observarmos muçulmanos-americanos serem alvos de represálias, se o suspeito [do atentado de Boston] for muçulmano”, disse Aziz.

O presidente do Conselho Muçulmano dos Assuntos Públicos, Salam Al Marayati, alertou que “o terrorismo não tem religião e a religião que for reivindicada pelo culpado não tem importância”.

O New York Post fala que já há um suspeito de origem saudida em um hospital de Boston. Fontes policiais disseram que o suspeito de 20 anos de idade, estava sob a guarda em um hospital de Boston não revelado.

Não ficou imediatamente claro por que o homem foi hospitalizado e se ele estava ferido no ataque ou na sua prisão. O homem foi preso menos de duas horas depois do bombardeio, na linha de chegada da corrida, no coração de Boston.

"Suspeitos"

Dois passageiros e suas malas foram retirados de um voo da United Airlines antes da decolagem no aeroporto Logan, em Boston, nesta terça-feira (16), disse uma fonte, um dia após duas bombas explodirem na linha de chegada da Maratona de Boston.

As identidades dos dois passageiros não foram divulgadas. Sabe-se que eles falavam árabe. "Eu posso dizer que dois passageiros e suas malas foram retirados do voo", disse a fonte.

O voo 636 da United Airlines saindo do Aeroporto Internacional Logan estava programado para partir às 07h04 (horário de Brasília), em direção ao Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, mas foi atrasado por cerca de três horas, de acordo com o site da companhia aérea.

A aeronave foi vasculhada e liberada para decolar sem os dois passageiros, disse a fonte.

Com informações da Agência Brasil