Subcomissão vai continuar trabalho sobre violência contra mulher

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara instalou nesta quarta-feira (17) uma subcomissão especial sobre violência contra a mulher. O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) sugeriu a criação do grupo para complementar os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher no Brasil.

O objetivo da CPMI é diagnosticar as lacunas existentes na prestação de segurança pública e jurídica às mulheres vítimas de violência, além de apresentar propostas de aperfeiçoamento das políticas de combate à violência.

“A realidade revelada pelas audiências públicas e pelas diligências nos estados tem demonstrado, de maneira inequívoca, que o trabalho da CPMI não pode acabar quando o prazo, mesmo prorrogado, se completar. A situação é grave e merece um acompanhamento constante do Poder Legislativo”, disse o deputado.

Dr. Rosinha lembra que o assassinato de mulheres no Brasil é bem superior à média mundial. Ele afirma que, segundo dados do Instituto Sangari/Ministério da Justiça, mais de 42 mil mulheres foram assassinadas no País entre os anos de 1998 e 2008.

“Em um ranking composto por 73 países, o Brasil é o 12º com maior taxa de homicídios de mulheres. Além disso, quatro em cada 10 mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica”, afirmou o parlamentar, citando dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara