A América Latina é solidária com os palestinos

Os países latino-americanos expressaram na quinta-feira (18) sua solidariedade com a nação palestina em vias do reconhecimento da Palestina como Estado independente perante os organismos internacionais.

Depois da reunião do Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos do povo palestino, realizada em Caracas, a capital venezuelana, os representantes das nações latino-americanas, aprovaram uma declaração, lida pelo vice-presidente do Comitê, Rodolfo Reyes Rodríguez, em que enfatizam o “apoio incondicional aos direitos inalienáveis do povo palestino.

Igualmente, afirmaram o direito dos palestinos à independência nacional e o “direito dos refugiados palestinos a regressar a sua pátria”, conforme a resolução 194 da ONU.

Por outro lado, os Estados integrantes do Comitê defenderam uma resolução, via estatal, de criar um Estado palestino viável com as fronteiras anteriores a 1967 com Jerusalém Leste como sua capital.

Reclamaram o fim das ações ilegítimas do regime de Israel, além de condenar da forma mais categórica a ampliação dos assentamentos israelenses nos territórios palestinos, assim como os maus tratos aos presos palestinos nos cárceres do regime de Tel Aviv.

Finalmente, fizeram um “chamamento ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que assuma as responsabilidades que lhe cabe”.

Hispan TV