Aprovação de presidente da França despenca, aponta pesquisa

O índice de aprovação do presidente da França, François Hollande, caiu a a 25 por cento faltando três semanas para completar o primeiro ano de seu mandato, de acordo com uma pesquisa divulgada neste domingo em Paris.

A sondagem, realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop), revela que 74 em cada 100 pessoas estão descontentes com os resultados do trabalho do chefe de Estado e que um por cento preferiu não opinar.

A pesquisa mostra que Hollande é o presidente mais impopular da chamada Quinta República, iniciada em 1958, mais ainda do que Nicolás Sarkozy em seus piores momentos, quando 70 por cento da população rejeitou seu governo, em abril de 2011.

Segundo a análise feita pelo Ifop, o governante está perdendo apoio entre os próprios membros do Partido Socialista, onde sua cota de popularidade caiu de 77 a 64 pontos.

O premiê Jean-Marc Ayrault também caiu nesta pesquisa e sua aprovação está agora em 30 por cento.

Algumas das razões deste descontentamento são a falta de resultados positivos na economia, o aumento do desemprego e o elevado custo de vida no país.

De maneira adicional, uma parte dos entrevistados criticou que o governo dedique muito tempo a temas considerados não prioritários, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em lugar de enfrentar os problemas fundamentais do país.

Prensa Latina