Flávio Dino destaca Brasil como sede de feira de turismo mundial

São Paulo, a maior cidade da América do Sul, recebe, a partir desta terça-feira (23), a primeira edição do World Travel Marketing Latin América (WTM 2013). O evento, que segue até quinta-feira (25), acontece no Transamérica Expo Center e conta com o apoio institucional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). É a primeira vez que a WTM, uma das principais feiras de turismo do mundo, sai de Londres para ser realizada no Brasil.

"É um reconhecimento inédito do peso que o país assumiu no mercado turístico internacional", avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino . "A realização dos megaeventos gera um círculo virtuoso do qual fazem parte também a recepção de feiras internacionais como estas", afirma.

Para ele, as ações do governo, juntamente com a iniciativa privada, colocam o país em um novo patamar no mercado turístico internacional, especialmente com os eventos que acontecerão em breve, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude neste ano; a Copa do Mundo, em 2014; os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016; e a possível captação para Exposição Universal (Expo 2020) em 2020, em São Paulo.

Capacidade do Brasil

A Embratur avalia que a escolha da capital paulista para realização da edição da feira no continente latino americano comprova a capacidade do Brasil para realizar eventos internacionais. O país já ocupa o 7º lugar no ranking da International Congress Association (ICCA) e tem todas as condições de continuar melhorando sua posição.

Em 2012, o Brasil sediou cerca de 350 eventos internacionais, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. “Com a edição da WTM Latin America em São Paulo, consolidamos essa tendência e também a experiência brasileira na realização de grandes eventos”, diz Dino.

Ele destaca que o crescente aumento de entrada de turistas estrangeiros no Brasil é o resultado de um trabalho feito em parceria entre o governo federal, os governos estaduais as prefeituras, os empresários e os profissionais do turismo, que buscam consolidar o país como um importante destino turístico mundial.

Fonte: Portal Planalto