Queda de edifício causa 220 mortos em Bangladesh

A queda de um edifício de oito andares nos arredores de Daca, capital de Bangladesh, fez 220 mortos e pelo menos 1.600 feridos, confirmaram as autoridades do país. Este é o mais grave acidente do gênero ocorrido em Bangladesh.

Wali Ashraf, das forças policiais locais, afirmou nesta quinta-feira (25) que o resgate está em andamento. Devido à gravidade do estado de saúde de muitos feridos, as autoridades acreditam que o número de vítimas mortais possa aumentar.

O prédio abrigava um mercado, lojas de tecidos e uma agência bancária. A causa da queda do edifício está sob investigação.

Resgate salva 40 pessoas

Quarenta pessoas foram resgatadas com vida nesta quinta-feira (25) de uma sala no interior do prédio que desabou em Bangladesh, em uma operação transmitida ao vivo pela televisão local.

Sobreviventes do desabamento, a maioria mulheres, disseram ter escutado um forte ruído de rachadura segundos antes da queda do edifício.

Acredita-se que ainda haja muitos trabalhadores soterrados após o desastre, que ocorre cinco meses depois de um incêndio que matou 112 pessoas em uma fábrica. Os trabalhadores mortos produziam mercadorias de marcas caríssimas europeias e norte-americanas.

O bombeiro Mizanur Rahman, que participa das buscas, disse que será difícil salvar todos os sobreviventes soterrados. "Estamos perdendo um pouco das esperanças", afirmou.

Autoridades de Daca já haviam aberto um processo contra o proprietário do edifício por causa de problemas estruturais, segundo Rahman. Agora, esse proprietário e os donos de cinco oficinas de costura responderão por homicídio culposo.

Na quinta-feira, mais de mil operários têxteis cercaram a sede da Associação de Fabricantes e Exportadores de Vestuário de Bangladesh, apedrejando o local e sendo fortemente reprimidos pela polícia. Os trabalhadores exigem o fechamento de todas as oficinas de costura e severas punições aos proprietários por acidentes.

Com informações da Rádio Internacional da China e agências internacionais