Partidos políticos da Ásia impulsionam vínculos de cooperação 

Representantes de 37 partidos políticos da Ásia encontram-se nesta sexta-feira (26), em Hanói, capital do Vietnã, para impulsionar seus vínculos, fortalecer a cooperação entre si e contribuir para a solução das disputas na região em prol da paz, da estabilidade e da prosperidade. 

Com esta plataforma comum foi inaugurada na capital vietnamita a 19ª Conferência Internacional de Partidos Políticos Asiáticos (Icapp), que surgiu por iniciativa das Filipinas no ano 2000.

A reunião de 2011 em Kuala Lumpur, Malásia, foi dedicada quase completamente aos desastres naturais e se direcionou ao acordo de ampliar os encontros e confrontação de pontos de vista com instituições similares na América Latina.

Um ano depois, na Cidade do México, a Icpp e a Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina e do Caribe (Coppal) decidiram impulsionar a celebração lá mesmo uma cimeira anti-narcóticos.

Além das delegações de integrantes da Icapp se encontram presentes nesta capital convidados e observadores de 26 países dos cinco continentes.

Ao inaugurar o foro, o secretário-geral do Partido Comunista de Vietnam (PCV), Nguyen Phu Trong, reiterou o apoio aos esforços da agrupação na promoção do diálogo, o mútuo entendimento e o intercâmbio de experiências.

Durante a sua primeira sessão os chefes das delegações participantes abordaram as realizações do Vietnã ao largo dos 26 aos do processo de renovação deste país indochino soba a condução do PCV.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho