Núcleo terrestre é quase tão quente como o sol

O centro da Terra é quase tão quente como o sol, com uma temperatura de cerca de seis mil graus centígrados, revelou a revista científica estadunidense Science, uma entre as mais importantes do mundo na área.

Até agora, os especialistas não estavam de acordo sobre a temperatura em que se forma o núcleo sólido terrestre, que é de ferro cristalino, e o externo é líquido que está em movimento e gera o campo magnético.

Nas instalações da European Synchrotron Radiation Facility, que conta com uma das fontes de raios x mais intensas do mundo, uma equipe de especialistas conseguiu reproduzir a pressão no limite do núcleo terrestre, com um dispositivo chamado "diamond anvil cell".

A prova consistiu no emprego de diminutas mostras de ferro sustentadas entre os extremos de dois diamantes sintéticos de precisão mecanizada, explicou Agnes Dewaele, da agência de investigação francesa CEA, que é uma das coautoras do estudo difundido pela revista.

Quando as mostras ficaram submetidas a altas pressões e temperaturas com o uso de um laser, os cientistas empregaram raios X para os fazer rebotar sobre o núcleo dos átomos de ferro e observar as mudanças nos padrões para determinar como o metal mudava de sólido a líquido.

Os padrões de difração fornecem dados sobre os estados do ferro parcialmente fundido, que é o que a equipe à que pertence Dewaele considera que se mediu nos experimentos efetuados em estudos prévios.

As conclusões deste trabalho resultam chaves para os sismólogos, geofísicos e geodinâmicos que precisam dados para seus modelos informáticos, indicou a cientista.

Fonte: Prensa Latina