Sem categoria

Tiroteio marca posse de Letta como primeiro-ministro da Itália

O líder do Partido Democrata, Enrico Letta prestou juramento neste domingo (28) no Palácio Presidencial do Quirinal como novo presidente do Conselho Italiano, seguido por seus ministros, mas a cerimônia foi marcada por um tiroteio em frente à sede do Governo italiano.

 Letta, encarregado pelo presidente Giorgio Napolitano na quarta-feira de formar um governo e que aceitou esta função oficialmente no sábado (27), foi o primeiro a jurar sobre a Constituição. Foi seguido pelos 21 ministros de seu gabinete.

A cerimônia durou menos de meia hora, enquanto os meios de comunicação locais informavam sobre um tiroteio em frente ao Palácio Chigi, sede do governo, a 1 km de distância, deixando dois feridos.

Segundo testemunhos no local dos incidentes, um homem começou a realizar disparos contra policiais que se encontravam a 5 metros de distância. Meios de comunicação italianos informaram que os dois feridos são policiais e que o autor dos disparos foi detido.


Neste sentido, o líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), Beppe Grillo, partido apontado por críticos como instigador desse clima de tensão, declarou que seu grupo não é violento e expressou solidariedade às forças de ordem.

Com agências