Contagem regressiva para a Copa das Confederações 

Faltam menos de 50 dias para a Copa das Confederações 2013, que será realizada de 15 a 30 de junho. Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro já inauguraram as arenas. No Rio de Janeiro, o Maracanã reformado foi entregue no último sábado (27). Uma partida entre os amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo inaugurou o campo no mesmo dia. Mas o grande desafio para o palco da final da Copa das Confederações será em 2 de junho, com o amistoso entre Brasil x Inglaterra.

Contagem regressiva para a Copa das Confederações - Fifa

Quando a Copa das Confederações começar, com a partida entre Brasil e Japão, as atenções estarão voltadas para a capital federal. O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, sede da abertura, terá o gramado plantado nos próximos dias. A arena seria entregue em 21 de abril, mas houve um adiamento para 18 de maio, quando receberá também a final do campeonato local. Uma semana depois, no dia 26, Santos e Flamengo farão a abertura do Brasileirão no novo estádio, enquanto o Comitê Organizador Local (COL) testará equipes, equipamentos e serviços.

As seis cidades que receberão os jogos da Copa das Confederações já realizaram encontros de planejamento operacional. Representantes de governo, do COL e especialistas de diversas áreas – energia, telecomunicações, segurança, cultura, aviação, transporte e mobilidade discutiram o andamento dos trabalhos e alinharam as ações para o evento em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Os investimentos na melhoria da infraestrutura de comunicação estão entre as ações em curso. A tecnologia 4G já está comercialmente disponível nas seis sedes do torneio. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou, na última quarta-feira (24), que a Telebras construiu as redes que vão dar suporte à tecnologia nos seis estádios, concentrações das seleções de futebol e centros de imprensa. Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez acordo com as operadoras para garantir a cobertura de internet dentro das arenas.

O ministro também divulgou que Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e operadoras de telefonia fizeram os acertos para instalar mais antenas e ampliar a cobertura de internet 3G e 4G nos aeroportos. A previsão é que as melhorias já sejam percebidas pelos usuários durante a competição.

Segurança

Em dias de jogos da Copa das Confederações, todo o efetivo de segurança pública em cada cidade-sede será mobilizado, de acordo com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça.

O planejamento inclui cerca de três mil trabalhadores no local das partidas e nos arredores. Eles vão atuar em áreas específicas para profissionais de segurança pública, sempre de forma integrada com os seguranças privados contratados pelo COL. O comitê estima que, em cada estádio, serão empregadas cerca de duas mil pessoas.

Cada sede terá ainda uma força de contingência militar, para pronta-resposta em caso de incidentes. A defesa aeroespacial e marítima será reforçada e as fronteiras serão alvo de extensa operação em maio.

Da Redação em Brasília