Deputada condena uso da Câmara para apologia ao “coronelismo” 

Sessão solene da Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia do Líder Comunitário, nesta segunda-feira (6), transformou-se num “tributo ao coronelismo”, lamentou a deputada Erika Kokay (PT-DF). O que era para ser uma sessão de homenagem, na verdade, foi um pretexto para a exaltação da figura de Joaquim Roriz, pai da deputada Jaqueline Roriz (MD-DF), propositora da sessão.

Erika Kokay condenou a utilização dos espaços da Casa para fazer esse tipo de exaltação, onde claque organizada serviu ao propósito da filha de Roriz. “Um desrespeito ao Congresso, aos líderes comunitários e a Brasília. Utilizam-se as estruturas da Câmara e o dia do líder comunitário para fazer apologia a um dos períodos mais nefastos que Brasília já presenciou”, desabafou. A parlamentar se referiu ao período em que Brasília foi governada pelo ex-governador Joaquim Roriz.

De acordo com Erika, nesse período, além da ocupação desordenada, predominou na Capital o absolutismo e o desrespeito à autonomia da organização popular. Para a petista, nessa época, “as lideranças comunitárias ficavam de joelhos, com mãos estendidas para receber as migalhas que caiam das mesas de onde eles distribuíam os recursos públicos”.

Roriz renunciou ao cargo de senador em 4 de julho de 2007 para não ser cassado pelo Conselho de Ética, após sofrer acusações de corrupção.

Da Redação em Brasília
Com informações do PT na Câmara