Daniel comemora início dos estudos do Canal do Sertão

“A população do semiárido agradece. Esta é umas das maiores obras de infraestrutura hídrica da Bahia nas últimas décadas”. Com esta frase, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), coordenador da bancada no estado na Câmara, comemorou a abertura do edital para estudo de viabilidade técnica e ambiental para construção do chamado Canal do Sertão. O edital foi publicado no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (8).

A expectativa do deputado Daniel Almeida, um dos entusiastas do empreendimento, é que até o final do ano o governo tenha o projeto elaborado e orçado. Para Daniel, a construção do Canal do Sertão tem um significado grande para a população do semiárido atingida pelo longo período de estiagem. “É uma obra estratégica para se evitar os efeitos nefastos da seca”, apontou.

Segundo ele, só através deste projeto será possível estimar os custos e o cronograma da obra. “Tenho acompanhado de perto a discussão em torno deste projeto. Vou acompanhar passo a passo a seleção da empresa e torcer para que ela inicie logo”, afirmou o parlamentar, lembrando que o projeto é capitaneado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e podem participar da escolha, empresas nacionais que atendam as condições exigidas no edital.

O Canal do Sertão faz parte do eixo sul da transposição do Rio São Francisco. O projeto de aproximadamente 330 km vai garantir o suprimento hídrico das bacias hidrográficas de Tatauí, Salitre, Tourão, Poções, Itapicuru e Jacuípe, no semiárido baiano.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Daniel Almeida