Petrobras destinará recursos para combate à seca em 210 cidades

A Petrobras informou nesta segunda-feira (6) que destinará R$ 200 milhões para a construção de 20 mil sistemas de captação (por meio de poços) e armazenamento de água em municípios da região do semiárido.

O patrocínio beneficiará o programa do governo Uma Terra, Duas Águas, que será desenvolvido pela ONG AP1MC (Associação Um Milhão de Cisternas Rurais para o Semiárido Brasileiro). Ao todo, 210 municípios receberão a verba da estatal.

A associação é vinculada à ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), que a Petrobras define como "uma das maiores articuladoras e mobilizadoras em prol da água no mundo".

O investimento, que se dará ao longo de 12 meses, atende a um pedido do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que solicitou ajudar de empresas no combate à seca. A contrapartida da empresa será dedução do valor no IR (Imposto de Renda).

Segundo a Petrobras, os 20 mil sistemas serão destinados à captação da água da chuva, que será utilizada na produção de alimentos e criação de animais para subsistência.

Informações da Folha de S.Paulo