China comemora Dia de Prevenção e Mitigação de Desastres

O domingo (12) ficou marcado pelo 5º aniversário do terremoto de oito graus de magnitude que atingiu o condado de Wenchuan, na província de Sichuan. O desastre matou cerca de 70 mil pessoas e deixou mais de 370 mil feridos. Várias pessoas se reuniram nas ruínas do terremoto do condado autônomo de Beichuan, habitado maioritariamente pela etnia Qiang, para prestar homenagens às vítimas do desastre e às pessoas que morreram durante os trabalhos de resgate e reconstrução, após o terremoto.

Chinês retira objetos de escombros de terremoto

"Cinco anos passaram desde o terremoto. Nós viemos para prestar homenagem aos nossos parentes e para mostrar que vivemos bem e construímos a nossa terra natal com esforço."

As atividades visaram homenagear os mortos, lembrar as perdas e, ao mesmo tempo, dar a conhecer ao público mais sobre os trabalhos de mitigação de desastres. O dia 12 de maio foi definido como o Dia de Prevenção e Mitigação de Desastres pelo governo chinês, desde do ano de 2009. Nos últimos dias, várias cidades realizaram atividades para comemorar o dia.

Em Beijing, capital da China, as atividades que marcaram a data começaram com um exercício de resgate. Zhang Peng é um funcionário do governo que desempenhou o papel de chefe da aldeia. Durante a simulação do desastre, Zhang fica preso nos escombros, e aprende como deve agir nesta situação. Após a atividade de formação, Zhang Peng, ficou a saber mais acerca da prevenção e mitigação de desastres.

"Quando enfrentamos desastres, nós os funcionários devemos saber como escapar primeiro, para ganhar tempo para os trabalhos dos resgates governamentais e para reduzir as perdas. Na vida do dia-a-dia, devemos conhecer mais acerca de desastres, e praticar as medidas a tomar em caso de emergência, para que possamos reagir adequadamente em caso de desastre."

A senhora Li experimentou o terremoto de Wenchuan, e por isso levou sua filha de cinco anos a participar nos exercícios.

"Logo após o nascimento da milha filha em 2008, vivenciamos o terremoto. É necessário saber mais sobre desastres naturais. Quando o terremoto ocorreu naquele ano, não sabia o que fazer. Acho que as crianças devem ter conhecimentos sobre desastres para não entrar em pânico se um dia passarem por algo assim."

Na cidade de Ji'nan, capital da província de Shandong, as atividades de divulgação dos conhecimentos sobre desastres atraíram grande atenção.

"Eu aprendi muito através dos equipamentos de prevenção apresentados aqui e das atividades de formação. Pedi um livro sobre como agir em caso de desastre e vou ler mais em casa."

Fonte: Rádio Internacional da China