Copa das Confederações: confira a Seleção que defenderá o Brasil

O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, divulgou nesta terça-feira (14) a lista de 23 jogadores que vão defender o Brasil na Copa das Confederações de 2013. Os nomes foram revelados em coletiva de imprensa realizada em um hotel na zona sul do Rio de Janeiro, que também conta com as presenças do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira e do presidente da CBF José Maria Marin.

Luiz Felipe Scolari - Glauber Queiroz/Ministério do Esporte

Confira a lista completa

Goleiros
Júlio César (Queen Park Rangers – Inglaterra)
Jefferson (Botafogo)
Diego Cavalieri (Fluminense)

Zagueiros
Dante (Bayern de Munique – Alemanha)
Réver (Atlético-MG)
David Luiz (Chelsea – Inglaterra)
Thiago Silva (PSG – França)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona – Espanha)
Jean (Fluminense)
Marcelo (Real Madrid – Espanha)
Filipe Luís (Atlético de Madrid – Espanha)

Volantes
Fernando (Grêmio)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique – Alemanha)
Hernanes (Lazio – Itália)
Paulinho (Corinthians)

Meias e atacantes
Oscar (Chelsea – Inglaterra)
Jadson (São Paulo)
Neymar (Santos)
Fred (Fluminense)
Hulk (FC Zenit – Rússia)
Lucas (PSG – França)
Bernard (Atlético-MG)
Leandro Damião (Internacional)

Patrocinador

Antes da divulgação da lista de convocados, o presidente e o vice da CBF assinaram um contrato com a empresa aérea Gol. A companhia passa a patrocinar a Seleção Brasileira. A marca da empresa, inclusive, já está estampada no painel atrás da mesa onde Felipão anunciou os nomes dos atletas.

Compromissos

Após cinco partidas à frente da equipe, desde que reassumiu o comando da Seleção Brasileira em dezembro de 2012, Felipão terá o primeiro grande teste a partir de 15 de junho, data da estreia na Copa das Confederações. Neste período, o treinador acumulou uma derrota (2 a 1 para a Inglaterra), três empates (2 a 2 com a Itália, 1 a 1 com a Rússia e 2 x 2 com o Chile) e venceu uma vez (4 a 0 contra a Bolívia).

Desta vez, no entanto, a equipe terá um tempo maior de preparação. Os jogadores convocados se apresentam dia 27 de maio, no Rio de Janeiro, onde ficarão concentrados até o próximo amistoso do Brasil, agendado para 2 de junho. O adversário será a Inglaterra e a partida servirá como evento teste da FIFA para o Maracanã.

Do Rio, a equipe viajará para Goiânia em 3 de junho. A capital goiana será o local de treinos do Brasil até 12 de junho, quando a delegação seguirá para Brasília. Durante esse tempo, a equipe ainda terá um jogo, no dia 9 de junho, contra a França, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

Copa das Confederações

O Brasil estreia na Copa das Confederações no dia 15 de junho, na partida de abertura do torneio, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. O adversário será o Japão, campeão asiático. A segunda partida será no dia 19, no Castelão, em Fortaleza, diante do México, que venceu a Copa Ouro da Concacaf. A Seleção encerra a participação na primeira fase diante da Itália, vice campeã da Eurocopa, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em 22 de junho.

Se conseguir se classificar como primeiro lugar do grupo A, o Brasil disputará a semifinal no Mineirão, em Belo Horizonte, contra o segundo colocado do Grupo B, que terá Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria. O duelo será em 26 de junho. Se ficar na segunda posição da chave, o confronto diante do vencedor do outro grupo será em Fortaleza, dia 27. A decisão está marcada para o Maracanã, no Rio de Janeiro, em 30 de junho.

Fonte: Portal da Copa do Ministério do Esporte