Maranhão lidera ranking de trabalho escravo

 Segundo o Ministério do Trabalho e o Ministério Público Federal (MPF), o Maranhão é o estado com maior número de empregadores que contratam pessoas em condição precárias e semelhante à escravidão, além de maior exportador de mão de obra escrava do Brasil.

Trabalho Escravo
Dos 296 casos registrados no Ministério do Trabalho em 2012, 30 se referem a empregadores do Maranhão, que teriam contratado 107 trabalhadores em condição de mão de obra escrava, principalmente dentro das áreas de pecuária , desmatamento e produção de carvão.

Em março deste ano, o Ministério Público Federal denunciou fazendeiros do Maranhão após fiscalização feita no município de Santa Luzia. Há pelo menos 70 casos em andamento no MPF, dos quais 26 já resultaram em inquérito.

Segundo Antonio Filho, do Centro de Defesa da Vida e Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH), um dos municípios com maior registro de trabalho escravo no Maranhão, o governo Roseana não possui nenhuma ação prática na área o que, segundo ele, só comprova que a questão não é prioridade do governo.

Em 2011 os movimentos sociais do Maranhão organizaram uma audiência pública exigindo a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do trabalho escravo no Estado, mas apenas dois dos quarenta e dois deputados estaduais (Eliziane Gama – PPS e Bira do Pindaré – PT), estiveram presentes.

Fonte: MA da Gente