Formação promove primeira viagem do porta-aviões "Liaoning"

Recentemente, informações sobre a primeira viagem do porta-aviões chinês "Liaoning" atraíram a atenção de todo o mundo. Com o estabelecimento da primeira unidade de transporte da força aérea, analistas acham que a China está acelerando a formação de combate com porta-aviões.

Segundo eles, a data para a primeira viagem do navio-aeródromo "Liaoning" entrou em contagem regressiva. Especialistas militares consideram que os tipos de aeronave a serem transportados no porta-aviões, são mais importantes do que a capacidade de carga deste.

As fotos do porta-aviões, do porto e da base das aeronaves distribuídas no navio provocaram várias especulações. A viagem do navio "Liaoning" pode durar mais de um mês. O porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, Yang Yujun, apontou antes que o porta-aviões não ficará permanentemente no porto. O comissário político do navio "Liaoning", Mei Wen, também indicou que o porta-aviões vai realizar uma viagem no ano de 2013.

O professor da Universidade de Defesa Nacional, Fang Bing, ressaltou que a principal missão do navio "Liaoning" é por à prova os seus equipamentos e a capacidade para a decolagem e aterrissagem do avião de combate "Jian-15". Para a marinha chinesa, essas experiências são mais importantes que testar o armamento.

"As principais missões da viagem do porta-aviões Liangning são testes e práticas. O navio vai provar os equipamentos, como armas, radares, sonares e o sistema de controle do navio. Além disso, vai testar a situação de decolagem e aterrissagem dos aviões de combate Jian-15 e de outros tipos. Por outro lado, as experiências adquiridas serão o mais importante."

A capacidade dos aviões de combate estacionados no navio-aeródromo será o mais representativo sobre o poder de fogo do navio. A capacidade de combate dos aviões decide diretamente a eficácia operacional da formação de porta-aviões. Para os especialistas militares, o número de aviões instalados no porta-aviões não é tão importante como o tipo de aviões que podem ser transportados.

"Acho que é um grande progresso que o porta-aviões possa trazer todos os tipos de aviões de combate para serem testados. Além das aeronaves de asa fixa, também traz helicópteros. Além dos helicópteros anti-submarino, outros tipos como helicópteros de alerta também podem participar."

O capitão do porta-aviões "Liaoning", Zhang Zheng, revelou que os aviões vão completar os testes em diversas condições climáticas. Sobre as atenções ao porta-aviões, o professor Fang Bing indicou que a viagem será realizada em formação. A configuração específica da formação vai ser decidida dependentemente das demandas do treinamento.

"Se a viagem visa ir ao mar alto, o porta-aviões, com certeza, vai sair do porto com formação, e precisarão do apoio e suporte de outras embarcações. Mas a decisão do número de navios que irão participar nos testes, e os seus gêneros, será tomada depois."

Fonte: Rádio Internacional da China