Sérvia dá boas-vindas a investimentos chineses em agricultura

A Sérvia dá boas-vindas a investimentos potenciais chineses em agricultura porque seria de enorme benefício para ambos os países, disse na terça-feira (14) Danilo Golubovic, ministro da Agricultura da Sérvia.

Desde que a Sérvia assinou os tratados de livre comércio com a União Europeia (UE), Rússia e países pertencentes ao Acordo de Livre Comércio da Europa Central (CEFTA, na sigla em inglês), todos os produtos chineses podem ser colocados de forma mais ampla nesses mercados, explicou.

"Através da abertura de seus negócios aqui, as companhias agrícolas e de produção de alimentos chinesas podem entrar nos mercados com os quais temos acordos de livre comércio, com menor custo e de forma mais ampla, ao mesmo tempo em que obtém os subsídios para investidores oferecidos pelo Ministério da Agricultura da Sérvia", disse Golubovic à Xinhua.

O Ministério da Agricultura da Sérvia destinou cerca de 432 milhões de euros (US$ 561 milhões) em incentivos para o investimento em agricultura para 2013, considerada uma das indústrias mais promissora do futuro.

Apesar de a lei não permitir a estrangeiros possuir terras agrícolas na Sérvia, é possível comprá-la mediante negociações diretas com o governo.

Foi isso que aconteceu em março de 2013, quando o governo sérvio assinou um contrato com Al Dahra dos Emirados Árabes Unidos para investir cerca de 300 milhões de euros (US$ 389,58 milhões) na compra de oito companhias agrícolas com um total de 14 mil hectares de terra.

"Queremos atrair os investidores oferecendo a eles o arrendamento das terras de propriedade do Estado por períodos de 20 ou 30 anos, dependendo de tipo de cultivo e de alcance total dos investimentos", revelou.

O ministro enfatizou que o esperado início do processo de negociação para o acesso da Sérvia à UE e sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC) irão significar que a Sérvia tornou-se parte de um mercado regulado de forma apropriada e seguro para os investimentos.

Fonte: Rádio Internacional da China