Grito da Terra: Contag apresenta pauta ao ministro do Trabalho 

Diretores e assessores da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), além de dirigentes das Federações de Trabalhadores na Agricultura, se reuniram nesta quinta-feira (16), com Manoel Dias, ministro Trabalho e Emprego, para discutir pontos da pauta do 19º Grito da Terra Brasil relacionados à Formação e à Organização Sindical de Assalariados e Assalariadas Rurais. 

Grito da terra - Foto: Contag

Os dirigentes reivindicam a conclusão da análise dos 226 processos de registro sindical das entidades vinculadas ao sistema Contag. O governo sinalizou que já existe um mutirão com 118 funcionários encarregados de analisar os processos e que está em pauta a criação de novas contratações para evitar mais atrasos nas análises.

Com relação à participação da Contag no Conselho Nacional de Relações do Trabalho, o ministro garantiu sua participação como observadora (com direito a voz). O direito a voto, por sua vez, permanecerá em estudo.

Durante a reunião, os dirigentes da Contag também enfatizaram a importância de o Ministério apoiar a aprovação do Projeto de Lei nº 751/2011, que altera o Decreto-Lei nº 1166/71, definindo como trabalhador rural aquele que explore até quatro módulos fiscais.

Fonte: Portal da Contag