Xinhua: direitistas japoneses devem aprender com a Alemanha

A Alemanha está a julgar uma organização de extrema-direita, enquanto no outro lado do planeta, o Japão, pela voz dos seus políticos de direita, desde do primeiro-ministro, até aos perfeitos, não param de fazer afirmações extremistas e sem valores morais.

A agência oficial de notícias da China, Xinhua, publicou nesta segunda-feira (20) um artigo, recomendando aos direitistas japoneses que aprendam uma lição com a Alemanha, sobre como tratar de forma adequada a sua história de imperialismo.

Segundo o artigo, a primeira coisa que eles precisam fazer é ter um conhecimento completo sobre os crimes cometidos durante a ocupação. Em comparação com a Alemanha, os direitistas japoneses deviam estar envergonhados com a sua atitude perante a História da Segunda Guerra Mundial.

A segunda lição que os direitistas japoneses precisam tirar é a lição de lei. Em 1994, o Parlamento Federal da Alemanha reforçou a punição sobre a incitação ao crime contra os judeus.

Quem nega, manipula informação, ou faz propaganda a vangloriar o massacre aos judeus cometidos pelos nazis, pode receber uma punição que vai até cinco anos de prisão. A ação sem limite dos direitistas japoneses está relacionada com a falta de instrumentos legais de punição.

Embora a história não possa volta atrás, o Japão ainda vai a tempo de mudar a sua atitude e aprender com a Alemanha, aponta o artigo.

Fonte: Rádio Internacional da China