ELN colombiano está pronto para dialogar com governo, diz líder

O líder da guerrilha colombiana do Exército de Libertação Nacional (ELN), Nicolás Rodríguez, reiterou que a organização está pronta para dialogar com o governo de Juan Manuel Santos, "sem condições".

Por meio de uma carta divulgada no site da organização na Internet, Rodríguez afirmou que desde que Santos o convidou em 2012 a sentar à mesa de negociações, o ELN designou porta-vozes para participarem das mesmas.

Agregou que, embora diversos setores do país exijam o início do diálogo, "a resposta do governo é um silêncio contraditório, ou então absurdos condicionamentos que obstróem as possobilidades e contradizem a palavra empenhada".

"De nossa parte não só temos vontade mas também mecanismos concretos para esse intercâmbio. O presidente Santos é quem deve definir isso para o país", apontou.

Em sua opinião, a atual mesa de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, com sede em Cuba desde novembro de 2012, "se mantém com um debate profundo, que não consegue se harmonizar o modelo de paz que a Colômbia precisa.

"Isso gera imensas preocupações em todas as esferas desta sociedade polarizada, mas o esforço é importante porque faz parte do complexo caminho da reconciliação", apontou,

Fonte: Prensa Latina