Nasa quer criar impressora 3D de alimentos para astronautas

Como se fosse uma cena de um filme de ficção científica, uma empresa dos Estados Unidos desenvolve uma impressora 3D que criará alimentos para astronautas em pleno vôo, informou a Nasa.

A companhia Systems and Materials Research Corp of Austin, no Texas, tenta desenhar, construir e testar uma impressora de alimentos que funcione no espaço, em baixa gravidade, assinalou David Irving, um de seus diretores.

As impressoras tridimensionais criam objetos sólidos mediante o depósito de camadas de material, e a Systems and Materials procura criar comida sintética nutricionalmente rica, atraente e saborosa com a combinação de proteínas em pó, amidos, gorduras e sabores com água ou óleo para produzir uma ampla oferta de receitas digitais.

Todos os ingredientes estão desenhados para estadias de muito tempo no espaço. "O sistema de impressão 3D proporcionará comida quente e rápida, além de nutrição, aroma e sabor personalizados", garantiu a companhia em sua proposta à Nasa.

Considera-se que esta tecnologia também poderia ser usada pelo Exército, pois reduz a logística militar, contribui com a eliminação de resíduos, aumenta a eficiência operativa e a eficácia das missões, especialmente em tempos de guerra.

Fonte: Prensa Latina