Passos para a um Maranhão democrático

O Maranhão dá sinais de superação da subordinação a práticas oligárquicas. Em menos de uma semana, a imprensa local noticiou inúmeros acontecimentos que demarcam a construção e consolidação de um novo caminho para o Maranhão.

Manifestação
A população e também a classe política de vanguarda dão o tom da nova discussão que se desenha no estado: o Maranhão começa a descortinar um novo modelo de discussão das questões públicas.

Estudante cobra educação em palanque do governo

A cobrança do estudante do Ensino Médio da município de Governador Edison Lobão, no sul do Maranhão, é a alarme mais claro para os novos tempos. A população sabe a que tem direito e não aceita mais um governo que aposta em propagando, mas não atua pelo desenvolvimento do estado e das pessoas.

Baixada começa a dar sinais de mudança

A Baixada Maranhense também vem mostrando que quer novas opções. Cajari, cidade de uma das regiões mais sofridas do Maranhão e onde o grupo Sarney sempre obteve votação expressiva (chegando a 90% dos votos em alguns municípios), deu mais um exemplo. A maioria dos vereadores da cidade, inclusive todos os membros da Mesa Diretora da Câmara e provenientes de partidos estadualmente ligados ao governo, declararam ontem que a falta de assistência do governo do estado com obras que tenham retorno social para a cidade fez com que optassem apoiar a pré-candidatura do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).

Receptividade de Diálogos

A grande quantidade de pessoas que comparece aos movimentos Diálogos pelo Maranhão, organizado pelos políticos que propõem um novo modelo de administração para o estado, também demonstram essa reformulação por que passa o estado:

As visitas a diversos municípios como Açailândia, Balsas, Chapadinha, Coroatá, Barreirinhas, Imperatriz, Itinga, Vargem Grande, Mata Roma, São Raimundo das Mangabeiras, Cantanhede e tantos outros têm levado a proposta do modelo de desenvolvimento para o Maranhão baseado na Igualdade de oportunidades, no respeito à Democracia e no Desenvolvimento igualitário e para todos.

Fonte: Maranhão Da Gente