Sindicato tem reunião com jornal Valor Econômico que demitiu 30

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviou, na quinta-feira (23), um comunicado à diretoria do jornal Valor Econômico solicitando uma reunião de emergência para discutir a situação dos jornalistas da empresa. Até então eram só boatos. Nesta sexta-feira (24) a notícia já se espalhou: pelo menos 30 jornalistas foram demitidos da redação do jornal Valor Econômico. Nesta sexta (24), a direção do Valor confirmou uma reunião com o SJSP, às 16 horas.

Até a véspera, o sindicato da categoria não havia sido comunicado do grupo editorial, formado pelos dois dos maiores conglomerados de comunicação do país, as Organizações Globo e a Folha de S. Paulo. No documento encaminhado ao veículo de imprensa, a direção do SJSP manifesta sua preocupação com as demissões.

"Com o intuito de defender o trabalho de todos os jornalistas, ainda mais em um momento em que a economia inicia um ciclo de crescimento e nossa categoria está em Campanha Salarial, a diretoria do SJSP solicita reunião de emergência com a direção da empresa para debater esta questão".

A entidade recebeu denúncias dos jornalistas dizendo que o clima na redação estava "péssimo" nos dias que antecederam o corte. Uma das justificativas que correm na redação é o fracasso do chamado Valor Pro, serviço em tempo real lançado este ano pelo Valor.

A Revista Imprensa apurou que as demissões estão atingindo a sede São Paulo e as sucursais do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). As áreas afetadas são arte, tecnologia, redação, diagramação e a plataforma Valor Data.

Com informações do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e Revista Imprensa

(atualizada às 10h49 em 24/5/13)