Pedro Bigardi anuncia Ensino Superior gratuito em Jundiaí

O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, e o vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, anunciaram nesta sexta-feira (24), o início de um novo ensino superior em Jundiaí, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

A previsão é de que ao menos dois cursos técnicos sejam iniciados em janeiro de 2014. A população poderá participar da escolha dos cursos por meio de audiências públicas. O local indicado pela Prefeitura para a instalação do Instituto é uma área de 1,2 mil m², que até 2012 abrigou a Biblioteca Municipal, no segundo andar do Complexo Argos.

Pedro Bigardi destacou a importância do Instituto e lembrou que o município precisa de mão de obra qualificada para abastecer o mercado de trabalho. Além disso, ele ressaltou que o Instituto é o primeiro passo para que Jundiaí tenha sua Universidade Federal. “O caminho é esse. Posteriormente, poderemos ter mestrado e doutorado.”

Segundo o secretário de Educação, será necessária a ampliação do estacionamento e a instalação de elevador externo. Em uma segunda fase, o município fará a doação de um terreno para a construção da sede própria do Instituto. A seleção dos alunos será realizada através de vestibular.

Durval classificou o Instituto como uma grande conquista. Ele frisou que a população, instituições, associações, sindicatos, Poder Executivo e Legislativo serão convidados a participar das audiências públicas que determinarão a demanda da cidade.

Um convênio entre a Prefeitura e Instituto será assinado nos próximos dias e, em até 2 meses, todo o processo de adaptação de espaço e audiências deve ser iniciado.

O reitor do Instituto Federal São Paulo, Eduardo Modena, falou da importância do anúncio. “O fato de podermos aumentar o número de salas de aula no estado e abranger um maior número de alunos é sempre uma notícia muito boa.”

Informações do Portal da Prefeitura de Jundiaí