“Nosso objetivo é combater o engodo produzido pela velha mídia” 

Dar voz aos silenciados e desconstruir o discurso hegemônico proposto pela mídia corporativa e os setores conservadores que ela representa, esse foi o compromisso assumido pelo Portal Vermelho há 11 anos. Na passagem do aniversário de um ano da Rádio Vermelho, José Reinaldo Carvalho explica qual o significa desse compromisso e o porquê de se defender a democratização da comunicação no país.

Joanne Mota da Rádio Vermelho em São Paulo

José Reinaldo, que é editor do Vermelho, lembra que “essa mídia corporativa tem por norma mentir, enganar, produzir o engodo, isso tudo com um único objetivo confundir a população. E nosso objetivo é combater o engodo produzido pela chamada velha mídia”. 
Ouça também na Rádio Vermelho
"O Vermelho assume o papel de guia na luta dos comunistas" 
"A imprensa alternativa é central na construção da sociedade"

Entendemos que o Portal Vermelho e todos os seus componentes, entre eles a Rádio Vermelho, é uma trincheira da luta de ideias, e na luta de ideias nós nos confrontamos a cada momento com o que denomino de usina de mentiras, que é a mídia corporativa, monopolista e que está a serviço do imperialismo.

E cita como exemplo o papel da mídia como um combustível para os conflitos internacionais. “A mídia, hoje, é o principal veículo para fabricar um ambiente favorável às guerras de agressão do imperialismo contra os povos. Nesse sentido, o Portal Vermelho busca, diariamente, desconstruir o que é colocado por esta mídia, fomentando o debate e aprofundando questões que não são tratadas a contento pela mídia hegemônica”, externou o Reinaldo, que também é secretário Nacional de Comunicação do PCdoB.

Vermelho apoia o PlipCom

Sobre o processo de coleta de assinatura para o Projeto de Iniciativa Popular para uma Comunicação Democrática (PlipCom), o editor do Vermelho ressaltou que está em curso uma ação muito significativa. Segundo ele, é estarrecedor perceber que a Constituição Federal completou 25 anos e ainda tem muitos de seus artigos não regulamentados. “Isso depõe contra a democracia brasileira”, opina o dirigente.

E destaca: “O conjunto dos poderes da República não tem revelado preocupação com esse assunto ao longo destes 25 anos. E tem mais, a democracia nunca será autêntica enquanto os meios de comunicação estiverem a serviço de um segmento da sociedade, que nada mais faz do que tolher o direito à informação da sociedade”.

Segundo o dirigente comunista, “o povo precisa ter o direito e informar e ser informado garantido. De modo que o projeto defendido pela Campanha “Para Expressar a Liberdade” está no caminho certo, o Portal Vermelho apoia essa luta e estará sempre pronto para ajudar na divulgação dos avanços dessa frente”.

Ouça a íntegra da entrevista na
Rádio Vermelho: