Nova campanha quer reduzir acidentes nas rodovias

A campanha de trânsito “Prevenção de Acidentes nas Rodovias”, lançada no último sábado (25), em todo o país, e que vai até 31 de maio, compreende o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30). O objetivo é mobilizar a sociedade sobre a importância e a necessidade da mudança de comportamento nas rodovias brasileiras, como forma de prevenir acidentes causados por imprudência dos condutores.

A ação conta com spots nas principais emissoras de rádio e banners em mídias sociais e portais na internet. A veiculação ocorre também na tevê paga. E placas de estrada serão afixadas em 23 pontos das rodovias da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Diagnósticos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que o número de acidentes nas estradas brasileiras tornou-se alarmante, registrando elevado índice de mortes e de ferimentos graves em motoristas e passageiros.

Na avaliação da PRF, campanhas publicitárias de esclarecimento do governo federal sobre o perigo de acidentes nas estradas ajudam na redução de acidentes. Na mais recente estatística da PRF, feita no Carnaval 2013, o índice registrado mostrou uma queda na incidência de acidentes nos 70 mil quilômetros de rodovias federais brasileiras.

Entre a sexta-feira que antecedeu o feriado (8/2) e a quarta-feira de Cinzas (13/2), a PRF computou queda de 18% no número de mortes, de 19% no total de feridos e de 10% no número de ocorrências, quando comparado com o mesmo período de 2012.

Da Redação em Brasília