Após críticas, Facebook admite que excluiu post de "Dilma Bolada"

Depois de ter sido criticado pelo fake "Dilma Bolada" e seus seguidores, o Facebook admitiu ter excluído, no sábado (25), o post que ironizava o senador Aécio Neves (PSDB-MG), onde o tucano foi citado como réu em um processo de improbidade administrativa por desviar R$ 4,3 bilhões da Saúde. No final da tarde de quarta-feira (29), a rede social enviou uma nota explicando que o conteúdo foi removido indevidamente por um sistema automático.

"O conteúdo em questão foi reportado e nossos sistemas automáticos, elaborados para garantir a segurança dos usuários, removeram-no indevidamente. Depois de termos sido alertados, o conteúdo foi recuperado e está no ar novamente. Lamentamos o inconveniente", diz o comunicado.

Leia também:
Facebook censura post de "Dilma Bolada" crítico a Aécio Neves

 

O texto sobre Aécio Neves foi postado na noite de sábado (25) e 10 minutos depois 1300 seguidores já haviam curtido e 600 compartilharam. Três horas depois sumiu.

O post foi baseado numa matéria da Revista Forum sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) de manter o tucano como réu numa ação civil movida contra ele pelo Ministério Público Estadual (MPE). De acordo com a ação, o governo do estado de Minas Gerais deixou de investir os 12% constitucionais na área da saúde, investindo somente 7%.

Diante da repercussão e da falta de posicionamento do Facebook, que chegou a dizer que não se pronunciaria sobre o caso, a Revista Forum chegou a publicar uma matéria na quarta acusando o Facebook de censura.

O estudante carioca Jeferson Monteiro, 23 anos, que produz os textos da fanpage do personagem fictício Dilma Bolada chegou a cogitar, em uma nota de esclarecimento, o fim do personagem no Facebook. “Diante de tudo o que foi dito, hoje vou tirar o dia para refletir e tomar a decisão se continuamos ou não juntos aqui. Por isso, vou analisar todos os pontos e hoje às 20h, eu farei uma nota oficial aqui na página para anunciar se eu, Dilma Bolada, fico ou se vou”, declarou.

Em tom de desabafo, a nota prossegue afirmando que Jeferson vem sofrendo “constantes ataques de pessoas opositoras e contrárias ao meu Governo, membros do PSDB e da ‘Juventude’ do Partido estão numa intensa e incessante perseguição a ele[Jeferson], todos os dias ofendendo, usando duras palavras, fazendo acusações infundadas e ameaçado de processos quando se pensa em responder à altura”.

Ainda segundo o texto, o jovem vem sendo acusado de estar sendo financiado para manter a página que, em suas palavras, é somente uma sátira. “É muito complicado que tenhamos pessoas com pensamentos tão limitados e conspiratórios que só pensem que as pessoas fazem as coisas por dinheiro.”

Em um “pronunciamento oficial”, às 20h de quarta, “Dilma Bolada”, além de comemorar a repercussão do assunto na mídia, que acabou gerando uma retratação do Facebook, ressaltou a importância da manutenção da liberdade de expressão “fundamental para a manutenção da democracia”.

Diante do desfecho, o personagem que se passa pela presidenta do Brasil agradeceu as mensagens de apoio recebidas e, sem perder a piada, avisou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronta! Digo ao povo que fico! Como diz a própria “Dilma Bolada”: “Êta presidenta maravilhosa!”.

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho