Publicado 30/05/2013 21:00 | Editado 04/03/2020 16:46
Para melhorar os indicadores educacionais, os municípios maranhenses têm feito parceria com o Governo Federal e ampliado a rede municipal de ensino. Através de programas integrados como o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Governo Federal abre as portas para o desenvolvimento da educação básica em conjunto com municípios.
A união de esforços entre os representantes da administração municipal e federal é fundamental para o avanço do ensino público de qualidade, atingindo cada vez mais alunos, disse o prefeito de Caxias, Leo Coutinho (PSB).
Nonato Silva (PCdoB), prefeito do município de Cajapió, também ressaltou a importância da apresentação de projetos para o desenvolvimento dos índices educacionais nos municípios maranhenses. “O governo federal está sempre de portas abertas e é importante que os prefeitos saibam procurar o melhor caminho de conseguir benefícios para o povo de suas cidades,” disse.
A parceria entre município e governo federal faz parte do PAR, que propõe diversos instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
A ação para dar mais qualidade à educação pública é de responsabilidade das três esferas de poder (municipal, estadual e federal), frisou Flávio Dino. A iniciativa de prefeitos do Maranhão em buscar apoio do governo federal para a ampliação da rede de ensino público é, segundo ele, uma demonstração de que a ações planejadas e articuladas apontam no caminho de crescimento dos índices sociais.
“A cada ano as três esferas de poder fazem avaliação do desenvolvimento da educação e, estar sempre atento a esses dados, colocando-os em constante crescimento, é um compromisso que todo gestor deve ter. Através do Plano de Ações Articuladas, o Governo Federal demonstra estar sempre de portas abertas ao investimento em educação em todo o país,” disse Flávio Dino.
Fonte: Redação Vermelho