Dilma e Marta visitam Espaço Brasil em Portugal

Na tarde desta segunda-feira (10), a ministra Marta Suplicy mostrou para a presidenta da República Dilma Rousseff as instalações do Espaço Brasil, em Lisboa. Esse galpão, já muito conhecido pelos portugueses, tem sempre bilheteria esgotada. Resultado do sucesso das apresentações de artistas brasileiros que logo ganharam fama na cidade. É um pedacinho do Brasil dentro de Portugal.

No Espaço Brasil aconteceram 87 dos 294 eventos do Ano do Brasil em Portugal. Espetáculos teatrais, musicais, exposições e shows foram algumas das atrações. "Esse espaço tem de continuar aberto. Esse é o meu desejo. Estamos estudando uma maneira de viabilizar isso", afirmou a ministra Marta Suplicy.

Na visita as autoridades apreciaram ainda a exposição itinerante de Lygia Clark. Dentro de um caminhão, as obras da artista plástica mineira passaram por 11 cidades lusitanas, entre elas Coimbra, Porto, Évora, Cascais e agora Lisboa. A ideia deste projeto partiu da própria artista que escreveu em carta sobre esse desejo na década de 1960. Ela imaginou levar seus trabalhos a Portugal num trailer, numa espécie de "excursão de ciganos" e escreveu: "Como eu adoraria! Seria a maior aventura da minha vida". A ideia que se tornou real leva os visitantes a uma viagem sensorial. A mostra interativa propõe que se saia da tela e entre na obra de arte como experimentou a presidenta Dilma Rousseff acompanhada da ministra Marta Suplicy.

O passeio ao Espaço Brasil fez parte da programação de encerramento do Ano do Brasil em Portugal que se iniciou em setembro do ano passada e termina hoje. O projeto levou a Portugal quase 300 eventos culturais nas áreas de música, teatro, artes visuais e integradas, literatura, dança, gastronomia e outros segmentos.

Serviu de vitrine para mais de 2100 artistas brasileiros que se apresentaram no país e mostraram seus trabalhos. Abriu portas para o mercado europeu e africano. Mostrou o povo, o jeito, a cultura, o ritmo, a diversidade do país já muito conhecido pelo futebol, samba e belas praias. Revelou que o poder de sedução vai muito além disso. Agora, o Brasil está enraizado em Portugal. E os frutos desta parceria vão muito além dos conquistados nos últimos 10 meses.

Fonte: Portal do MinC