Deputado critica silêncio da mídia sobre ilegalidade dos EUA

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) não poupou críticas ao “silêncio” da mídia brasileira sobre denúncias a respeito da vigilância ilegal promovida por órgãos de segurança dos Estados Unidos tanto em território norte-americano como em outros países.

“Estranho o silêncio da imprensa brasileira, que sempre acusa Venezuela, Argentina ou Cuba de procedimentos autoritários, quanto ao que nós assistimos em relação à denúncia de ex-agente da CIA sobre o monitoramento de ligações telefônicas da vida privada”, disse, referindo-se a grande mídia. O Portal Vermelho tem noticiado os fatos.

Leia também: 
Debate sobre espionagem da NSA ganha força nos EUA
Aumenta polêmica da espionagem interna nos EUA
Informante sobre espionagem nos EUA refugia-se em Hong Kong
 
O deputado se referiu a Edward Snowden, ex-agente da NSA (Agência Nacional de Segurança, na sigla em inglês) que revelou ao jornal inglês The Guardian a prática corrente, por parte dos Estados Unidos, de monitorar ligações telefônicas, e-mails e outros tipos de meios de comunicação utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo. Ferro atacou o que chama de “volta da censura e do autoritarismo”.

Ele afirmou ainda que a mídia brasileira é submissa. “Cobro da imprensa o mesmo rigor que tem com os outros países. Isso é uma submissão, um neocolonialismo típico da imprensa nacional”, disparou.

O petista lembrou que o fundador do WikiLeaks, Julian Assenge, está sendo perseguido pelos Estados Unidos por ter revelado telegramas secretos nos quais é denunciada a diplomacia deste país por crimes e barbaridades cometidas em nome da “liberdade e da democracia”. O parlamentar citou também o caso de jornalistas da Associated Press que foram recentemente grampeados pelo governo Obama.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara