Argentina realiza 2º Encontro Nacional de Pontos de Cultura

A Argentina realiza nos dias 13 e 14 de junho o 2º Encontro Nacional de Pontos de Cultura. O evento será em San Martín, província de Buenos Aires, e dele participarão 250 organizações sociais e comunidades indígenas pertencentes à Rede Nacional de Pontos de Cultura, provenientes de todo o país.

Palestrantes latinoamericanos explicarão as experiências dos Pontos de Cultura em seus respectivos países. O diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos, participará como representante do MinC.

Além disso, haverá fóruns regionais, mesas de debate e capacitações em rede. Simultaneamente, ocorrerá uma oficina para a consolidação das metodologias de sistematização de resultados do programa.

Os Pontos de Cultura mostrarão suas produções culturais, nas quais estarão refletidas a diversidade de expressões populares e democráticas do país. Haverá espetáculos de artes diversas, como hip hop, folclore, dentre outras atividades.

Pontos de Cultura argentinos

Criados a partir da experiência brasileira iniciada pelo MinC, os Pontos de Cultura argentinos buscam construir uma cultura inclusiva e ofereça espaços para canalizar as energias criativas dos argentinos.

De alcance federal, a aposta é oferecer o trabalho de organizações sociais e comunidades indígenas, além de impulsionar novos projetos, abarcando a enorme riqueza cultural do país e a diversidade de suas manifestações.

Congresso

A Argentina realizou seu IV Congresso Nacional de Cultura de 29 a 31 de maio, na cidade argentina de Resistencia, capital da província do Chaco. Os trabalhos tiveram como tema condutor as políticas para o desenvolvimento local e regional no novo milênio, e o lema "por uma soberania cultural da Pátria Grande".

A secretária da SCDC, Márcia Rollemberg, participou do evento, que teve cerca de três mil participantes. Foram 15 mesas de exposições e experiências, conferências, oficinas, apresentações de projetos culturais e atividades artísticas.

A Secretária proferiu palestra sobre Processos Identitários, quando apresentou algumas das políticas do MinC que contribuem para o fortalecimento da identidade de segmentos que compõem a diversidade cultural brasileira, como é caso do Programa Cultura Viva e suas redes.

Fonte: Ascom/MinC