Diário do Povo pede fortalecimento do sistema de leis

O Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista da China (PCCh), pediu nesta quinta-feira (13) o fortalecimento do sistema legal a fim de ajudar a reformar o sistema econômico do país.

Intensificar a construção do sistema legal deve ser uma tarefa prioritária na promoção de reformas do atual sistema econômico, disse um artigo divulgado pelo jornal.

O texto descreveu a tarefa como um problema sério relacionado com o desenvolvimento e a reforma de modo geral.

Para impulsionar a nova rodada de reformas, os assuntos nacionais devem ser cobertos pelo sistema legal, enquanto os sociais também devem ser institucionalizados, segundo o artigo.

A habilidade de funcionários importantes de fazer seu trabalho sob o domínio da lei deve ser melhorada, indicou o artigo, acrescentando que se necessitam mais esforços para fornecer ao povo conhecimentos legais a fim de ajudar a fortalecer a construção do sistema legal.

O texto notou que o governo deve atribuir grande importância à aceleração da transformação do modelo de crescimento econômico da China, com melhoramentos significativos na qualidade e desempenho do crescimento econômico.

De acordo com o artigo, o sistema econômico da China experimentou quatro rodadas de reformas conforme as mudanças nas condições sociais desde a aplicação da política de reforma e abertura no fim da década de 1970.

As quatro rodadas anteriores de reformas se concentraram na reforma rural em 1978, o revigoramento de empresas em 1984, a construção de um quadro básico para uma economia de mercado socialista em 1993 e o aperfeiçoamento do mecanismo de economia de mercado socialista em 2003.

Fonte: Rádio Internacional da China