Jornalista que cobria protesto em S. Paulo é espancado e preso

Pedro Ribeiro Nogueira, 27 anos, repórter do Portal Aprendiz, foi preso exercendo sua função durante o protesto contra aumento da passagem, na terça-feira (11). Até o fechamento desta matéria, ele permanecia preso no 2ª DP, juntamente com 12 pessoas, acusadas de danos ao patrimônio e formação de quadrilha, que não prevê fiança. Um vídeo, feito por um cinegrafista amador, com imagens de Pedro sendo espancado e preso circula pela internet.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) emitiu nota condenando a agressão contra os repórteres Fernando Mellis e as prisões de Leandro Machado, Leandro Morais e Pedro Nogueira. Como dezenas de profissionais da imprensa, Pedro foi às ruas cobrir a terceira manifestação popular contra o reajuste da tarifa de ônibus, trem e metrô em São Paulo, que no último dia 2 passou de R$ 3 para R$ 3,20.

Aos 35 segundos do vídeo, o repórter é cercado por um grupo de oito policiais que o golpeiam repetidas vezes com cassetetes. Neste momento, ele aguarda a análise do juiz dos documentos referentes a seu indiciamento pelos crimes de formação de quadrilha e dano qualificado, no Fórum da Barra Funda. Os advogados do jornalista também estão presentes no Fórum, buscando a liberação do profissional.

Amigos que puderam vê-lo na tarde de ontem registram que o jornalista apresenta sinais das agressões, com escoriações no rosto, nas costas e marcas de cassetete.A Associação Cidade Escola Aprendiz, onde ele trabalha, soltou nota nesta tarde em repúdio à prisão do jornalista e à agressão da polícia a profissionais de outros meios de comunicação.


Com agências