Teatro Municipal onde começará protesto em S. Paulo foi evacuado

O Teatro Municipal de São Paulo, na praça Ramos de Azevedo (região central de São Paulo) foi evacuado por volta das 15 horas desta quinta-feira (13) para ser ocupado pelo batalhão da Polícia Militar, que já está no local por causa da manifestação contra o aumento do transporte coletivo, marcada para as 17 horas de hoje em frente ao local.



Policiais já ocupam calçada do Teatro Municipal, no centro de São Paulo/foto divulgada no Facebook

Também há informações que circulam nas redes de que a Praça das Artes também deverá ser desocupada.

Além disso, há rumores de que o comércio todo do entorno deverá ser fechado antes das 17h.De acordo com funcionários do teatro, que não se identificaram, todos foram orientados a sair até às 15 horas por conta do protesto. Há, ainda, a informação de que a Polícia Militar usaria os locais como base para o batalhão da PM. Procurada, a secretaria municipal de Cultura disse que iria apurar.

A PM não confirmou a informação. Sabe-se que dentro do teatro existe uma pequena base da polícia com uma estrutura mínima de funcionamento. Um helicóptero da polícia também sobrevoa a região. No antigo prédio do teatro sabe-se que existem passagens subterrâneas que ligam o equipamento público a áreas naquele quadrilátero. O recém reformado espaço Praça das Artes, que já tem um estacionamento subterrâneo, seria um desses locais.

O protesto

Até às 15h30 desta quinta, quase 25 mil internautas já haviam confirmado presença na página de convocação do evento no Facebook. É a maior mobilização até agora na rede social, desde quando começaram os protestos há uma semana. A expectativa é que o número de presentes supere o protesto anterior, que atraiu mais de 10 mil, segundo os organizadores. Entre os comentários, há muitos integrantes e pessoas solidárias à causa demonstrando preocupação com as consequências de um novo confronto entre os manifestantes e a tropa de choque da PM.

Da redação do Vermelho com agências