Carlin Moura anuncia redução da tarifa de ônibus em Contagem 

O prefeito de Contagem (MG), Carlin Moura (PCdoB), anunciou nesta quinta-feira (20) a redução da tarifa do transporte público coletivo na cidade de R$ 2,95 para R$ 2,75. Em entrevista à Rádio Vermelho, Carlin falou sobre a nova tarifa que entra em vigor a partir do dia 1º de julho.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho

“O povo está correto. Precisamos garantir preços públicos mais justos para que possamos ter um desenvolvimento mais sustentável e para que a população e os trabalhadores possam ter um custo de vida menor”. 

O prefeito explicou que a redução vem ao encontro das desonerações tributárias que o governo federal concedeu através da Medida Provisória 607 – que reduz o valor do PIS/Cofins e também reduz a tributação na folha de pagamento.

Ele disse que a Prefeitura também irá promover desonerações tributárias de seus impostos municipais, através de um projeto de lei que será encaminhado à Câmara dos Vereadores. Segundo Carlin, as medidas visam uma passagem mais acessível aos trabalhadores.

“As manifestações estão sintonizadas com o sentimento da população de um país melhor e mais desenvolvido, com um custo de vida mais em conta para os trabalhadores e para as famílias. O governo da presidenta Dilma teve uma iniciativa importante quando propôs a desoneração, mas isso tem que se refletir na redução da passagem”, disse o prefeito.

Com mais de 25 anos de atuação nas bases do Partido Comunista do Brasil, Carlin lembrou que a militância do Partido é forjada na mobilização do povo e nas grandes manifestações populares que mudaram a cara do Brasil. “Ajudamos a construir com o ex-presidente Lula e com a presidenta Dilma esse projeto que está em curso no Brasil e que tem feito avanços significativos no sentido de construir um país moderno e desenvolvido. Sabemos que temos enormes desafios pela frente, questões fundamentais que precisam ser alcançadas e evoluídas, mas isso tudo só pode ser conquistado com participação popular e respeito às divergências e às mais diversas opiniões”.

O prefeito comunista fez um breve resumo das conquistas e do trabalho do governo municipal nesses primeiros seis meses, e ressaltou a participação e o diálogo com a população da cidade. “Estamos trabalhando firmemente e tivemos, já nesses primeiros seis meses, a inauguração de obras importantes. Retomamos todas as obras de saneamento e de nossa maternidade e pronto-socorro que estavam paradas. Tivemos um processo muito saudável e respeitoso com o sindicato dos servidores públicos, tanto da educação quanto da saúde. Promovemos a maior recomposição salarial da região metropolitana de Belo Horizonte. Sempre de forma dialogada e respeitosa, sempre ouvindo os trabalhadores e seus sindicatos. Estamos trabalhando muito para termos uma cidade de Contagem cada dia mais progressista e desenvolvida”.

Carlin explicou ainda os quatro principais eixos de sua administração. O primeiro deles é o desenvolvimento sustentável. “A cidade de Contagem é o polo industrial mais diversificado de Minas Gerais e devemos sempre focar o desenvolvimento econômico, o crescimento das empresas, das indústrias, do comércio e do setor de serviços porque esse é o caminho para promover o aumento da renda do trabalhador e dos postos de trabalho”.

O prefeito disse que a administração municipal iniciou o mandato implementando o Portal da Transparência com a prestação de contas nos termos que a Lei da Transparência – importante conquista do povo brasileiro – determina. “Nosso segundo eixo é a transparência. Estamos prestando conta de centavo por centavo do dinheiro que é utilizado aqui pelo poder público”.

Segundo ele o terceiro eixo de atuação da gestão é a democracia e a participação popular. “Precisamos governar ouvindo a comunidade, a sociedade civil organizada, o movimento dos trabalhadores, os sindicatos e as igrejas. Estamos promovendo uma segunda geração do Orçamento Participativo, que temos chamado de Planejamento Participativo. Vamos planejar a cidade e estabelecer metas e prazos a serem cumpridos, sempre com a participação popular e ouvindo a sociedade”.

Encerrando a entrevista, Carlin enfatizou que o quarto eixo é a modernização da gestão. “Uma gestão informatizada, utilizando as novas tecnologias e práticas gerenciais, para que a gente tenha mais agilidade na prestação do serviço público, maior qualidade e atenção com a nossa população e efetividade na realização de obras públicas que o povo tanto necessita”.

Ouça a íntegra da entrevista: