Carlin Moura: "Dilma reiterou compromisso com Contagem"

O prefeito de Contagem (MG), Carlin Moura (PCdoB-MG), foi recebido nesta quarta-feira (17) pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Itamaraty. No encontro, foram discutidos projetos prioritários para Contagem nas áreas de mobilidade urbana, saneamento, habitação e saúde.

Segundo Carlin, a presidenta está sensível às demandas de Contagem e se comprometeu ajudar no desenvolvimento da cidade, com obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), em que o governo federal vai destinar, inicialmente, R$ 194,4 milhões para o município. A destinação das verbas já foram publicadas no Diário Oficial da União, e serão utilizadas em grandes obras de saneamento, pavimentação e mobilidade, que incluem a construção de trincheiras, viadutos e alças em toda a cidade. "A presidenta Dilma está focada nos problemas de Contagem e foi muito receptiva. Disse que está atenta aos nossos projetos e reiterou o seu compromisso com as principais demandas do município".

Na reunião, a presidenta lembrou sobre a importância da construção do Centro Materno Infantil para as mães contagenses, parte do Programa Rede Cegonha do governo federal. Na oportunidade, Carlin Moura convidou Dilma Rousseff para participar da inauguração da nova maternidade, prevista para ainda este ano.

PAC Mobilidade

Depois do encontro com Dilma Rousseff, o prefeito participou de audiência com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em que foram discutidos os projetos para Contagem do PAC Mobilidade. Também participaram da reunião, o deputado federal Luis Tibé e os secretários de Governo, Rodrigo Cupim, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernando Máximo.

Ainda em pauta, o Plano de Integração Intermodal de Transporte – Contagem Integrada, que prevê a melhoria dos serviços de transporte público, com a construção de corredores de transporte para ônibus, viadutos nos principais pontos destes corredores e a integração tarifária dos sistemas por meio do Bilhete Único para as viagens intramunicipais.

Os investimentos proporcionarão redução do tempo de deslocamento, mais conforto, confiabilidade, agilidade e segurança para os usuários do transporte coletivo, além da integração tarifária que permitirá o deslocamento por todo sistema de ônibus municipal, pagando apenas uma passagem.

Dentre os demais investimentos para o município, a implantação da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto de Nova Contagem, requalificação de vias urbanas, passando pela implantação das obras de pavimentação e recapeamento das vias urbanas do município, além da ampliação do sistema de esgotamento sanitário da sede municipal

Integração

As obras e intervenções propostas no Plano de Integração Intermodal incluem o Corredor de Integração Norte – Sul, com obra de complementação da avenida Maracanã, contornando os bairros Alvorada, Vera Cruz, Quintas Coloniais, Granja Vista Alegre e Praia, que permitirá a ligação desses bairros a região de Nova Contagem, Retiro, Darcy Ribeiro e Esmeraldas e a avenida João César de Oliveira sem ter que passar pelo Centro Histórico da cidade.

Fonte: Portal da Prefeitura de Contagem