Dilma encerra reunião com Ministro da Justiça, sem comunicado 

A reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi encerrada no fim da manhã desta sexta-feira (21) sem nenhum comunicado à imprensa. A reunião com o ministro teve como pauta as manifestações que ocorrem em vários estados reunindo milhares de pessoas. A assessoria da Presidência não informou se houve participação de outros ministros.

As manifestações foram comentadas pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, responsável no governo pela articulação com movimentos da sociedade civil.

Leia também: Após protestos, Dilma realiza reunião emergencial com ministros

Segundo ele, que participou de um outro evento no Palácio do Planalto também no período da manhã, a atitude do governo federal, desde o primeiro momento, foi “ir ao encontro das manifestações, abrir o Palácio para conversas com lideranças, tendo a compreensão de que se trata de um novo tipo de movimento, um novo tipo de liderança e de uma nova forma de organização”.

Carvalho informou, ainda, que a presidenta deverá se pronunciar em breve sobre as manifestações.

A Secretaria-Geral também destacou que o governo federal implementou, recentemente, várias medidas para reduzir os custos de toda a cadeia do transporte público, desde a fabricação de ônibus e vagões de metrô até os serviços de transporte, passando pela compra de combustíveis e outros insumos utilizados pelo setor.

As medidas adotadas vão desde a desoneração da folha de pagamentos para o setor de transportes urbano rodoviário, metroviário e ferroviário até redução para zero da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para os combustíveis.

Da Redação em Brasília