É São João

Por Flávio Dino

Flávio Dino
É mês de junho e a alegria do mês já se pode ver nas cores espalhadas por todo o Maranhão. Nossas festas juninas, uma das características mais marcantes do nosso povo, toma conta das ruas nas músicas, nos trajes, no capricho da culinária e nos festejos em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal.

É nesta época que os maranhenses saem de casa e lotam os arraiais, com as mais diferentes expressões culturais que colorem as barracas e palcos em cada cidade.

Esse período de festividades, alegria e que esbanja criatividade, é o momento propício para que todo o país e o mundo conheçam nossa cultura. Com expressões populares nos bairros e povoados do Maranhão, este é um dos momentos mais maravilhosos para que o turista conheça a cultura genuinamente maranhense.

Este é o segundo ano que, à frente da Embratur, tenho o prazer de trazer jornalistas estrangeiros para conhecer um pouco mais da cultura de nosso estado. Esta semana, jornalistas da Itália e da França visitaram São Luís e Barreirinhas para visitar nossos atributos naturais e culturais – convites inesquecíveis para conhecer o nosso Maranhão.

Em uma ação conjunta do governo federal, governos estaduais e prefeituras para ampliar o turismo e deixar frutos que possam ser colhidos durante a Copa de 2014 e permaneçam nos anos seguintes, a Embratur tem feito um grande esforço para que as festas juninas brasileiras sejam conhecidas internacionalmente, assim como são outros atrativos, a exemplo do carnaval.

O trabalho conjunto, que estamos elaborando e colocando em prática desde o mês de abril, é um dos eixos importantes para o fortalecimento da economia criativa, essencial para o desenvolvimento do Maranhão. A parceria, estabelecida durante reunião com todos os estados do Nordeste e do Norte do país, deverá se estender até a Copa de 2014 e ampliar o turismo internacional para além das cidades-sede do evento.

Na ultima sexta-feira, visitei o arraial da Praça Maria Aragão e constatei que a prefeitura de São Luís está fazendo a sua parte. Vi a excelência das ações das secretarias de Turismo e Cultura da prefeitura, em um arraial organizado, com programação diversificada e democrática. Na barraca da Secretaria de Turismo, encontrei com profissionais do turismo trazidos do Rio Grande do Sul, para conhecerem mais das festas juninas e com isso passarem a comercializar esse produto turístico.

Todo esse esforço, além dos aspectos culturais, tem uma importante dimensão econômica, já que o período das festas juninas gera milhares de empregos. Espero que no próximo ano sejam ainda mais.

Flávio Dino, 45 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal