Prefeitura garante regularização fundiária a moradores do Sacavém

 

Regularização Fundiária
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior garantiu nesta sexta-feira (21), durante reunião com lideranças comunitárias do Sacavém, que até o final deste ano pretende entregar aos moradores dos bairros da região seus respectivos títulos de propriedade de domicílios.

Os representantes de 14 entidades, entre associações de moradores, clubes de mães, igrejas e comitê da Bacia do Rio das Bicas, apresentaram ao prefeito um documento, sintetizando as principais demandas levantadas nos últimos dois meses nos bairros do Sacavém, Salinas do Sacavém, Coheb e Vila do Governador.

Segundo o presidente do Comitê de Defesa da Bacia do Rio das Bicas- Bacia do Bacanga, Joel Nascimento, as demandas estão represadas há anos, mas somente agora surgiram perspectivas de encaminhamento de soluções. “Construímos junto um documento que não impõe soluções mirabolantes ou irreais”, enfatizou Nascimento.

No documento foram elencados pelo menos 14 pontos de problemas enfrentados pelas comunidades. Um dos mais urgentes diz respeito à ameaça de desmoronamento constante na região. O prefeito apontou solução definitiva para os desabrigados pelos desmoronamentos na Salinas do Sacavém. Depois de manter conversações com os moradores afetados, a prefeitura deve encaminhá-los para o programa Minha Casa, Minha Vida.

Joel Nascimento detalhou ainda as principais demandas das comunidades nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. Parte das reivindicações foi encaminhada aos respectivos secretários que se comprometeram em apresentar solução a curto e médio prazo.

Na saúde, por exemplo, o prefeito se comprometeu em reativar o Centro de Saúde José Carlos Macieira e dar novo destino ao espaço do antigo posto de saúde do bairro. Sobre a sugestão de retirar a escola Darcy Ribeiro do local, o secretário José Silveira contrapôs com o argumentou de que há soluções técnicas para evitar a inundação que ocorre na unidade com frequência.

A abertura do diálogo direto com os líderes comunitários surgiu partir da visita do prefeito ao bairro Salinas do Sacavém, em fevereiro deste ano, quando os líderes passaram a construir uma agenda comum.

Participaram da reunião os secretários de Obras e Serviços Públicos, José Silveira; de Urbanismo, Antonio Araujo; da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande; da superintendência do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), Roberto Sousa; o assessor especial para assuntos de Habitação, Geraldo Castro, e a vereadora de São Luís, Rose Castro (PCdoB).

Fonte: Prefeitura de São Luís