Democracia na mídia será tema de assembleia popular em SP

O vão livre do Masp*, em São Paulo, será o palco da Assembleia Popular sobre Democracia na Mídia, nesta terça-feira (25), a partir das 19h. O evento, que discutirá a cobertura e o papel desempenhado pela velha mídia em relação às manifestações de rua que eclodiram em todo o país, terá formato horizontal e será transmitido ao vivo pela Internet.

Segundo o texto que convoca a atividade, publicado em redes sociais, “a cobertura das manifestações mostrou que a velha mídia está mais caduca do que nunca, mais que ainda tem um grande poder. A mídia tradicional no Brasil é concentrada, nada plural e nada diversa”. A chamada à Assembleia também afirma que os grandes meios de comunicação muitas vezes se comportam como partido político, “tentando dar a pauta e organizar os setores mais conservadores”.

Por outro lado, o potencial da Internet como espaço de diálogo e mobilização é exaltado, mas o controle dos conteúdos que transitam na rede, a baixa qualidade e alto preço dos serviços oferecidos e o poder das empresas de telecomunicações vão de encontro com esta faceta democratizante da Internet. As duas direções que a população paulistana poderá debater na Assembleia, portanto, dizem respeito a “como enfrentar os monopólios da mídia”, “como lutar contra o Partido Mídia” e “como garantir a liberdade na Internet”.

*O evento foi transferido da Praça Roosevelt para o vão livre do Masp por conta da grande probabilidade de chuva no período da noite.

Fonte: Barão de Itararé