Brasil derrota Uruguai e está na final da Copa das Confederações

Em um primeiro tempo de muito combate e poucos lances de emoção seguido de um segundo tempo muito movimentado, o Brasil conseguiu vencer o Uruguai por 2 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte, e garantiu vaga na grande decisão da Copa as Confederações da FIFA Brasil 2013.

O Uruguai começou com muita combatitividade no meio de campo, impedindo que o Brasil armasse as jogadas. Os primeiros minutos foram de disputas intensas no meio-campo, mas sem ataques perigosos.

O primeiro lance de emoção foi contra a meta brasileira. O zagueiro brasileiro David Luiz agarrou pela camisa o capitão uruguaio Diego Lugano e o juiz marcou pênalti, aos 12 minutos. O brasileiro recebeu o cartão amarelo na jogada. Diego Forlán cobrou sem muita força no canto esquerdo e o goleiro brasileiro Júlio César conseguiu fazer uma ótima defesa e evitou o gol.

O primeiro chute a gol do Brasil foi de Oscar, aos 16 minutos. O meia recebeu toque de Neymar na intermediária, avançou e tentou de longe. A bola passou à direita da meta de Muslera.

Aos 21, o Brasil já dominava as ações. No terceiro ataque seguido, o atacante Edinson Cavani segurou Neymar quando o brasileiro se dirigia para a quina da grande área uruguaia. Pela falta, Cavani também recebeu o cartão. A cobrança de falta foi interceptada pelos defensores uruguaios. O escanteio a seguir também foi dominado pela defesa.

Aos 24 minutos, Julio César saiu do gol e interceptou mal. A bola sobrou para o ataque uruguaio, que cabeceou por cima do gol.

O Brasil chegou novamente com perigo aos 17. Hulk partiu pela direita, passou por um marcador e tocou para Oscar, que apenas ajeitou para a finalização de Hulk. O chute saiu muito forte, por cima do gol de Muslera.

A resposta do Uruguai veio dois minutos depois. O lateral-esquerdo Martín Cáceres foi à linha de fundo e cruzou para trás. Forlán, livre, arrematou com perigo e quase acertou o ângulo do gol de Júlio César.

Aos 33 minutos, Marcelo cruzou, mas a bola foi direto para os braços do goleiro Muslera, que segurou com facilidade. Aos 36 minutos, o melhor lance do Brasil até então. Após o rebote da defesa, Hulk tocou para Marcelo pela esquerda, que cruzou para a pequena área. Godín e Fred dividiram a bola dentro da pequena área. O árbitro marcou tiro de meta parao Uruguai, embora a bola tenha resvalado no zagueiro.

Uma entrada mais dura de Luiz Gustavo gerou uma pequena confusão aos 38 minutos. Para evitar o contra-ataque uruguaio, o jogador fez falta violenta perto da meia-lua. Vários jogadores uruguaios correram para cima de Luiz Gustavo. O árbitro afastou a discussão e deu o amarelo ao brasileiro.

A boa visão de jogo de Paulinho rendeu o primeiro gol brasileiro, aos 40 minutos. O volante brasileiro fez ótimo lançamento para Neymar. O atacante, que até então estava apagado na partida, matou no peito já dentro da área e finalizou. Muslera conseguiu fazer defesa parcial e o mineiro Fred, com muito oportunismo, tirou a bola da zaga uruguaia e abriu o placar: 1 x 0 para o Brasil, com muita comemoração nas arquibancadas.

Suárez quase empatou aos 42 minutos. Após cobrança de lateral com força para dentro da área. David Luiz não conseguiu afastar com eficiência e Luis Suárez pegou a sobra e chutou fraco, mas a bola passou muito perto da trave de Júlio César.

Com agências