Chico Lopes comemora recursos do petróleo para a educação 

Uma grande vitória para a educação brasileira. Assim o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) avaliou, já na madrugada desta quarta-feira (26), o acordo obtido no plenário da Câmara Federal para aprovação da proposta que destina mais recursos para a educação, com 75% dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal. "Com mais recursos para a educação, teremos condição de melhorar o ensino público e buscar as metas ousadas do Plano Nacional de Educação. Vitória para o País", avalia.

"Conseguimos um bom acordo para garantir novos recursos para a educação, que vão ser muito importantes para todo o País", afirmou Chico Lopes, parabenizando a mobilização dos estudantes (inclusive com a presença, nas galerias, de representantes de entidades como UNE e Ubes), professores e da sociedade como um todo.

"Com esses recursos do petróleo, tanto dos royalties quanto do fundo social do pré-sal, a educação e a saúde receberão importantes investimentos. É uma vitória histórica para o País e para todos os cidadãos", afirma Lopes, fazendo referência ao acordo firmado entre os parlamentares, para que 75% dos royalties sejam destinados à educação e 25% sejam investidos na saúde pública.

"Conseguimos destinar recursos para duas áreas importantes, acrescentando recursos do fundo social, para garantir que a educação tenha mais dinheiro, mesmo com a saúde também sendo contemplada. E conseguimos garantir que, tendo a aprovação do Senado, esse dinheiro comece a ser investido já a partir do ano que vem", enfatizou o deputado, de longa trajetória na militância pela educação pública universal e de qualidade.

Da Redação em Brasília
Fonte: Ass. Dep. Chico Lopes