Inflação na Rússia supera indicadores da União Europeia

Os custos de produtos da cesta básica na Rússia quase dobraram entre janeiro e maio em relação aos indicadores da União Europeia (UE), segundo relatório do Comitê Nacional de Estatísticas (Rosstat).

Nas redes comerciais russas, os alimentos tiveram durante os primeiros cinco meses de 2013 um aumento de 3,9%, frente aos 1,9% registrado no bloco europeu.

Segundo um relatório recente da Rosstat, a inflação desses produtos cresceu 1,1 ponto percentual em maio, enquanto que na UE o aumento foi de 0,7.

Na Rússia, as estações de inverno e primavera geram um grande salto inflacionário, devido, em particular, ao aumento no preço de vegetais e frutas. De janeiro a maio, os vegetais ficaram 36% mais caros e as frutas 5,2%, constatou a fonte.

Produtos como pão, farinha, açúcar, mel, chocolate e compotas sofreram também aumento nos preços. A inflação em maio subiu 0,7 pontos percentuais, e em cinco meses acumulou 3,1%, indicou a Rosstat.

O presidente Vladimir Pútin adiantou na semana passada que o ritmo da inflação diminuirá no segundo semestre. Segundo projeções do Banco Central, o indicador deve fechar o ano ao redor de 5 ou 6%.

Fonte: Prensa Latina