Chanceler chinês pede negociações sobre Península Coreana

O chanceler chinês, Wang Yi, pediu nesta quinta-feira (27) que se promovam as negociações sobre a desnuclearização da República Popular Democrática da Coreia e da Península Coreana como um todo. A afirmação foi feita na reunião de almoço à margem do 2º Fórum Mundial de Paz.

Wang Yi chamou atenção para os sinais de relativa calma na Península Coreana. A parte norte-coreana apresentou a vontade de reiniciar os diálogos no quadro do sexteto.

Apesar de interpretações diferentes por parte de outros envolvidos, o chanceler chinês crê ser esta uma mudança positiva na atitude da RPDC, destacando o envolvimento da China para alcançar este resultado.

O chanceler chinês reafirmou ainda que as negociações multilaterais de seis partes são uma responsabilidade de todos, e visam a desnuclearização da península. Ele pediu que os envolvidos ajam de forma construtiva e se esforcem para a retomada das negociações.

Por fim, o ministro sublinhou que a desnuclearização é o objetivo firme da China e essa corresponde os interesses do país.

Com agências