Premiê chinês considera que metas de crescimento serão alcançadas

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, disse na última sexta-feira em Pequim que as condições são adequadas e que a China tem capacidade para obter os principais objetivos econômicos e de desenvolvimento social este ano.

Li Keqiang

O país também pode obter um crescimento saudável e sustentável a longo prazo melhorando a qualidade e a eficiência do crescimento, disse Li durante uma reunião com personalidades estrangeiras que assistiram à 3ª edição da Global Think Tank Summit que foi realizada em Pequim.

Dezenas de especialistas provenientes da Ásia, África, Europa e América do Norte assistiram ao encontro, incluindo o ex-secretário de estado dos Estados Unidos Henry Kissinger, o ex-primeiro-ministro do Japão Yukio Hatoyama e o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) Pascal Lamy.

Li trocou pontos de vista com eles sobre as relações internacionais, a economia mundial e a integração regional.

Em resposta a suas perguntas, Li disse que a multipolarização do mundo requer esforços conjuntos de todas as regiões do mundo.

Li disse que desde os princípios deste ano, a China tem mantido uma situação econômica estável em geral, apesar das desalentadoras e complicadas condições externas e internas. O primeiro-ministro chinês disse que o crescimento econômico da China está em uma posição racional pois a inflação e o número de empregos permanecem constantes.

O governo chinês sempre adotou um enfoque equilibrado em torno da realização dos objetivos de manter um crescimento estável, controlar a inflação, prevenir riscos, promover a reforma, reestruturar a economia e melhorar as condições de vida das pessoas, disse Li.

Li disse que embora mantenha uma política estável, a China aprofunda de maneira persistente a reforma e abertura, melhora de forma ativa sua economia e muda as funções do governo, o que é para combinar os lucros da reforma, o potencial da demanda interna e a energia da inovação a fim de aumentar o vigor interno da economia e as capacidades a prova de riscos.

Li expressou seu desejo de que a cúpula internacional analise amplamente os principais assuntos mundiais e ofereça recomendações sobre a cooperação prática com o objetivo de desempenhar um papel construtivo no melhoramento do entendimento mútuo e na cooperação entre a China e o resto do mundo.

Os assistentes expressaram sua disposição em estudar à profundidade e sugerir propostas tanto nos tema imediatos como nos de longo prazo para contribuir para a paz, a justiça e progressos mundiais.

Fonte: Rádio Internacional da China