Um balanço do São João

 

São João
Quem esteve presente nos arraiais em São Luís percebeu que a “política do circo”, marca registrada da era Roseana Sarney ficou de lado em 2013.

Conhecido pela diversidade e pluralidade de ritmos e sotaques de grupos de Bumba meu boi, este ano, se não fosse pelo planejamento prévio da prefeitura de São Luís, que aumentou cachês e apoiou mais de 50 arraiais pela cidade, as manifestações locais teriam sido completamente esquecidas.

Ao privilegiar cantores de outros estados, concentrados no Arraial da Lagoa da Jansen, cujo brilho foi ofuscado por conta da descoberta de trabalho escravo usado na montagem das barracas, o governo do estado esvaziou a cultura local e afastou os interesse dos ludovicenses.

A falta de estrutura dos demais arraiais patrocinados pelo governo do estado ficou evidente na completa favelização do Largo de São Pedro, apinhado de barracas improvisadas falta de estrutura e segurança na capela, cujas obras atrasadas quase inviabilizou a realização da festa deste ano.

Por outro lado, a moralização da prefeitura no pagamento de cachês e a inovação no Arraial da Praça Maria Aragão – o terreiro de Maria – deram brilho à festa.

O grande esforço pela visibilidade do São João Maranhense, foi feito pela Embratur, que arregimentou a imprensa internacional, presente nos principais dias de celebração junina. Durante o fim de semana, jornais italianos deram destaque aos grupos folclóricos do estado (LEIA AQUI).

Fonte: Maranhão Da Gente.