País cumpriu desafio da Copa das Confederações, diz ministro  

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, avaliou positivamente as ações do governo federal para a realização bem sucedida da Copa das Confederações, encerrada domingo (30), no Rio de Janeiro, com a vitória do Brasil contra a Espanha. Ele fez um rápido balanço em entrevista concedida nesta segunda-feira (1º). 

País cumpriu desafio da Copa das Confederações, diz ministro

“Para além da grande festa do futebol que tivemos ontem no Maracanã, o Brasil cumpriu um grande esforço para a realização de um dos mais esperados eventos esportivos do mundo, que é a Copa das Confederações. O país foi cobrado para que desse conta dos estádios modernos, atrativos, para receber o torneio, e também para que garantisse a segurança de todos", afirmou.

Leia também: Fifa: Copa de 2014 terá os ingressos mais baratos da história

Aldo Rebelo também citou os requisitos de transmissão de imagens e dados e os compromissos relacionados ao sistema de mobilidade urbana, aeroportos e hotéis. "Creio que cumprimos esses desafios. Claro que em nenhum país do mundo esses desafios são cumpridos em 100%, mas conseguimos responder, não só no futebol, mas também na organização", disse.

De acordo com o ministro, outro desafio, em meio às manifestações democráticas exigindo direitos, foi garantir a segurança de manifestantes, torcedores e delegações. "Não creio que ninguém se molestou pelas manifestações. Elas ocorreram porque vivemos em um país democrático. Se houve excessos, foi por atos de vandalismo. Mas é importante que, com as manifestações, aprendemos a antecipar problemas e legados para a Copa, com melhorias em transportes, segurança pública. Tudo isso podemos aperfeiçoar”, ressaltou Rebelo.

Outro ponto ressaltado pelo ministro foi a promoção do país. "A Apex-Brasil conseguiu trazer mais de 900 empresários, ação que contribui para o desenvolvimento do país, com geração de emprego e renda", afirmou.

Aldo Rebelo também comentou que os problemas sempre existirão e que o importante é não haver omissão para a solução das questões.

"Os problemas acontecem e nunca escondemos isso. Somos um país em construção. Temos orgulho do nosso processo civilizatório. Aqui desprezamos o preconceito étnico, religioso, racial, e todos puderam sentir isso do nosso povo. Ainda somos um país desigual socialmente e regionalmente. Essas manifestações não acontecem por acaso, mas vamos aproveitando oportunidades para nos desenvolvermos. Acho que essa foi uma oportunidade na qual conseguimos fazer um desafio que consideramos que superamos a contento", concluiu.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte